Edital de Equidade Étnico-racial
linhas criativas especiais
| Comunicação estratégica






| highlight do produto final [principais peças em sua versão final contemplando as devolutivas do cliente.]
Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.


Sobre a linha criativa


A linha criativa nasceu como desdobramento da identidade concebida para o Edital, que entre diferentes condicionantes, tinha o eixo central em expressar a cultura visual originária do Brasil e os signos tradicionais de África incorporados na cultura afro diaspórica brasileira. A linha criativa buscou organizar estes elementos visuais alternando-os em conjuntos que combinavam módulos, adinkras, padrão gráfico e ao menos um grafismo dessa identidade. Além disso, em todas as peças foram inseridas as marcas do Edital e das instituições que o promove.
Confira os principais elementos que compreende essa identidade e na sequencia conheça os grafismos criados para serem aplicados às publicações. Abaixo estão listados os principais componentes da identidade.
Por dentro da identidade visual
Conjunto compacto da Identidade Visual








Logotipo principal
Versões da logotipo para aplicações monocromáticas




Fonte Gracie
Fonte Biko
EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL
Família tipográfica Roboto
















Cores prioritárias
Cores alternativas
Carvalho
Palha
Trevo Roxo
Urucum
Terra
Sol
Papagaio
Céu
Elementos visuais como grafismo




Elemento visual como módulo compositivo
Elementos figurativos






Elementos visuais como malha gráfica
Desdobramentos gráficos
O conjunto de layouts compreende cinco soluções diferentes dentro dessa conceituação. As linguagens foram combinadas para integrar as representações visuais com similaridade aos grafismos indígenas e os signos presente na cultura de África. Também foram inseridos padrões gráficos de duas maneiras, a primeira é compondo uma superfície (malha gráfica) e a segunda condecorando a tela nas extremidades da peça gráfica. Todos os cards criativos contém um degradê de pontos misturando as cores da paleta com os tons cinza-gelo e branco, multiplicado por uma textura de papel colado em superfície lisa.
Por dentro da linha criativa
5
layouts
tema
pautas de conteúdo
8
inserções
carrossel
2
35
peças
ao todo
Estrutura visual
Todos os layouts contém em seu plano de fundo compositivo duas camadas, uma com um gradiente de pontos sólido e outra com uma textura similar a de papel sintético colado.




Fundo com gradiente de pontos sólidos
Fundo com gradiente de pontos sólidos


A partir da sobreposição com multiplicação foram produzidos os seguintes fundos:










Estrutura compositiva
O formato da peça gráfica restringe a composição de grids irregulares ou disruptivos, com essa característica e em função da ampla divulgação do conteúdo, foi definida uma grade convencional, modular e construtivista.




Grid estrutural
espaço compositivo neste grid
Composição visual
Já definimos o plano de fundo, a grade estrutural e compositiva, agora é hora de combinar os elementos visuais, figurativos e grafismos da identidade. Abaixo estão elencadas as ilustrações concebidas para caracterizar as peças gráficas dessa linha criativa.












Filtros gradientes




Filtros gradientes para sobreposição
A combinação dos elementos apresentados na seção anterior possibilitou cinco arranjos visuais e resultou num conjunto de peças gráficas, confira a seguir.
Composições propostas
















Com base nas validações feitas durante o processo de direção de arte e as devolutivas recebidas dos clientes Instituto Unibanco e Imagine Future, as peças gráficas foram reajustadas para serem inseridas nos respectivos canais. As publicações foram organizadas para inserção num período determinado, cada publicação compreendeu ambos os formatos de peças gráficas, story e quadrado.
Composições finais































Peças gráficas para inserção nos canais Instagram, Facebook e LinkedIn (Layouts quadrados para feed)
Peças gráficas para inserção no canal Instagram (Layouts verticais para story)