yoshi

conheça mais sobre a marca e o artista

Yoshi é uma marca que personifica a jornada de um artista visual, nascido na Paulicéia desvairada, e educado segundo as tradições potiguaras. A identidade de Yoshi é atravessada pela vibração da mudança, expressada por sua 'transitação' territorial e por sua autodireção dissidente.

Na Yoshi, há uma crença de que a intensidade é o tempero da vida, e a capacidade de adaptar o caminho é suficiente para dar sentido ao caos. A intensidade se destaca na figura do artista e personifica essa marca com o convite à tensão criativa entre a ideia e a opinião, para proporcionar um espaço seguro para a fala e a escuta.

um espaço para a autonomia fruir, sem inibir a expressão e formar caminhos dentro do perímetro da reflexão.

Essa mistura e agitação em sua trajetória possibilitou a formulação de uma pluralidade de ideais, saberes, desejos e percepções da vida. Essa diversidade, inspirada por uma família matriarcal, aproxima este artista da transgressão, da resistência e da organização de seu próprio caos. Isso representa uma fusão harmoniosa entre a ordem e o caos e, é organizando seu próprio caos, que o artista se volta ao caos alheio para praticar a solução de problemas enquanto aprende sobre seu próprio caminho.

essência
missão
visão

percorrer processos de criação e torná-los significativos.

criar e testar soluções para idear novos cotidianos e adaptar as necessidades.

permear o viés ágil criativo com o processo de design e tornar acessível a informação.

O naming "Yoshi" foi derivado do nome Tsuyoshi, segundo nome do artista e carrega significados como força, fortaleza e ventania. Devido à atribuição masculina do nome 'tsuyoshi', a derivação 'yoshi' garante uma sonoridade mais fluida e tenta neutralizar a sintaxe do termo. Além disso, a palavra "Yoshi" é uma onomatopeia popular no Japão usada como uma forma de exprimir esforço e impulsionar previamente uma ação ou movimento.

selo comercial

tipo

Conheça a tipoComo, um selo criado para reunir as produções independentes da marca Yoshi. Nesta marca secundária serão comercializados os serviços oferecidos como experiências, são 4 ao todo: criativas, digitais, editoriais e Ágeis.

O maior destaque é a oferta de experiências ágeis cuja proposta é idear e executar o projeto por meio do Design Thinking, que inclusive, dá nome ao selo: “Tipo Como?” originalmente foi uma pergunta recorrente na ideação do processo que tenta aproximar a subjetividade do cliente com o que é factível em determinado cenário de projeto.

como

Designer Independente

Alê Santiago, também conhecido como Yoshi, é apaixonado por contribuir para a mudança social e ambiental por meio de uma comunicação estratégica, processos de Design e marketing social. Comprometido com a premissa ESG e a Agenda 2030, desenvolve projetos que alinham sua expertise à resolução de problemas em institutos, fundações e OSCs.

Seu objetivo é criar conexões autênticas com atores do setor, desenvolvendo campanhas envolventes e aplicando metodologias ativas para o fortalecimento institucional das organizações e para construir produtos sólidos. Sua crença se posiciona para um futuro mais justo, diverso e sustentável e, por isso, pratica a autodireção da aprendizagem contínua como forma de estímulo às novas culturas de aprendizagem e inovação organizacional.

Por fim, seu trabalho envolve estratégias de comunicação, marketing social e processos de Design voltados prioritariamente para institutos, fundações e OSCs, direcionando suas ações a partir de práticas ágeis, no trabalho centrado no usuário e baseado em dados.